José da Cunha Bezerra Macedo

PL (Partido Liberal)

Mandato:
2021 a 2024

E-mail: zecacunha@macaiba.rn.leg.br

Telefone: (84) 99100-9122

Redes Sociais: @zecadapesca

Biografia

José da Cunha Bezerra Macedo, nascido em 22 de janeiro de 1964, no distrito Barra de Santana, município de Jucurutu/RN, casado, profissão pescador sindicalista, estudou até o ensino médio, concluiu o curso de administração de empresas no colégio Anísio Teixeira em Natal, pai de uma filha, Nicole Clara Silva Cunha, filho de Maria Edite da Cunha, professora, e Clidenor Bezerra de Brito, produtor rural.

Viveu até os 18 anos em Jucurutu, depois mudou-se para Macaíba onde reside até hoje na Av. Joaquim Cabral, nas margens do Rio Jundiaí, BR-226, Barro Branco, Guarapes.

Em 2001, fundou a Colônia de Pescadores Artesanal Familiar de Macaíba, onde até hoje é presidente e organiza essa classe. Em 2002, escutando os pescadores e os moradores de Barro Branco, Guarapes e Mangabeira, viu a necessidade destas comunidades terem um representante que pudesse ter vez e voz junto aos poderes constituicionais, e atendendo ao pedido do povo, ingressou na carreita política sendo candidato a vereador por 03 vezes seguidas e nestas não obteve nenhum resultado positivo. Foi quando tentou pela quarta vez em 2016, e desta foi eleito pela primeira vez. Com o reconhecimento do trabalho, foi reeleito em 2020 e hoje seu trabalho é em prol dos mais necessitados que vivem no município de Macaíba.

Como vereador, aprovou 03 leis de grande importância que foram: O DIA MUNICIPAL DO CIRCO, O DIA MUNICIPAL DO BOI DE REIS E O DIA MUNICIPAL DO COVEIRO, podendo contar também com vários requerimentos aprovados e realizados.

Há 4 anos, construíu uma creche na comunidade de Barro Branco, voltada para os filhos de pescadores. Recentemente, fundou o centro de convivência de Mangabeira, local voltado para os jovens e idosos de Mangabeira e adjacências.

Criou a corrida de canoas, que em todo ano acontece na Lagoa das Pedras, fazendo parte do calendário cultural e esportivo de Macaíba.

Hoje, a colônia de pescadores a qual ele administra, tem uma das melhores sedes do estado do RN, que fica localizada no conjunto Auta de Souza.