Denilson Costa Gadelha

CIDADANIA (Cidadania)

Mandato:
2021 a 2024

E-mail: denilsongadelha@macaiba.rn.leg.br

Telefone: (84) 99493-5511

Redes Sociais: @vereadordenilsongadelha

Biografia

Denilson Costa Gadelha, presidente da câmara de Macaíba (2021-2024), faixa preta de jiu-jitsu e presidente do Instituto Denilson Gadelha

Nasceu em Natal/RN no dia 14 de janeiro de 1973, é filho de Antônio Gadelha Filho e Maria Lúcia da Costa. Em sua formação primária, estudou na Escola Estadual Auta de Souza, Escola Estadual Professor Paulo Nobre e também na Escola Estadual Dr. Severiano, todas estas em Macaíba. Já na graduação, foi aprovado em 1º lugar no vestibular da UFRN, onde cursou Direito e formou-se Bacharel, sendo aprovado na OAB neste mesmo ano.

Em 1991, foi aprovado em 1º lugar no concurso do IBGE, onde pela colocação conquistou o cargo de coordenador do censo, onde teve a oportunidade de conduzir todo o processo censitário no município de Macaíba, momento que oportunizou conhecer toda a problemática política e social deste mesmo município, despertando em si o interesse de ingressar na vida política municipal. Após esse período, ingressou na Prefeitura de Natal, também aprovado através de concurso público.

Em 1994, assumiu o cargo de Policial Rodoviário Federal (PRF), cargo exercido até a presente data (2023). Na oportunidade, “Gadelha” foi instrutor de tiro e dirigente do sindicato da classe durante muitos anos.

Desde a adolescência, foi um grande praticante do esporte, iniciou como atleta de capoeira, aluno do saudoso “mestre Pepé”, através de um projeto social da prefeitura de Macaíba. Também foi atleta de xadrez e tiro esportivo, mas foi no futebol que conquistou os maiores títulos, carregando consigo vários títulos municipais no futsal e futebol de campo.

A paixão pelo esporte continua viva até hoje, e foi a partir da fase adulta que Gadelha conheceu o mundo do jiu-jitsu brasileiro, e neste, carrega várias conquistas de grande relevância, entre estas: Bicampeão (duas vezes) Mundial, Bicampeão Brasileiro e Tricampeão (três vezes) Sul-americano, além de dezenas de títulos a nível local e regional.

Em 2016, foi eleito vereador de Macaíba pela primeira vez, sendo o 6º (sexto) mais votado, com 1587 votos. Foi eleito novamente em 2020, e hoje está em seu 2º (segundo) mandato, agora como presidente da mesa diretora no período de 2021 a 2024.

Através do jiu-jitsu, criou o Instituto Denilson Gadelha, que tem como objetivo principal fomentar o esporte e o desenvolvimento humano dos seus associados e da comunidade em geral. Hoje o instituto atende a mais de 40 famílias macaibenses.