O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa (PDT), esteve na manhã desta quinta-feira, dia 9 de fevereiro de 2017, na Câmara Municipal de Macaíba. Na ocasião da visita de cortesia ao legislativo macaibense, ele debateu sobre a união das câmaras municipais para reforçar a busca por soluções de problemas que existem em comum nas cidades que compõem a Região Metropolitana de Natal (RMN).

O Município de Macaíba possui áreas de cornurbação urbana com Natal e outras cidades circunvizinhas, de modo que, para Raniere, o diálogo entre os dois municípios precisa ser permanente.

O parlamentar natalense discutiu uma pauta com dois pontos: a Câmara Municipal de Natal e a Federação das Câmaras Municipais do Estado do RN (Fecam).

Ele explicou que a Câmara Municipal de Natal criou a Comissão de Planejamento Urbano e Assuntos Metropolitanos para discutir essa integração, os problemas, a mobilidade, a violência, entre outras questões. Defendeu que Macaíba, por ser uma das cidades mais importantes do estado, precisa dessa discussão integrada junto com Natal e os outros municípios.

A intenção é que as câmaras municipais dos municípios que formam a Grande Natal possam dar encaminhamentos para os problemas através desse diálogo.

Ao destacar a importância do papel do vereador para o desenvolvimento de um município, o presidente da Câmara de Macaíba, vereador Gelson Lima da Costa Neto (PSB) relembrou que por muito tempo Macaíba era identificada como uma “cidade dormitório” e a Câmara Municipal foi muito cobrada pela população pela falta de um distrito industrial.

Então, em 1997, o Poder Legislativo municipal, juntamente com o então prefeito Luiz Gonzaga Soares, adquiriram os terrenos (desapropriação e compra) para implantação do DIM (Distrito Industrial de Macaíba). Gelson Lima destacou que o fruto dessa luta são as fábricas implantadas na área, que geram recursos para Macaíba.

Raniere revelou que não só Macaíba, mas Natal também está se tornando uma cidade dormitório, pois são muitas as pessoas que estão se deslocando para trabalhar em Macaíba. Acrescentou que essas pessoas procuram constantemente os vereadores da capital para reclamar do transporte intermunicipal.

FECAM – Ao fazer uma contextualização sobre o momento em que o país atravessa com relação a política, o presidente do legislativo da capital enfatizou que os vereadores precisam quebrar essa “contaminação de que todo político é criminoso, bandido e corrupto”.

– O vereador é quem está mais próximo da população. E é o mais desvalorizado. E temos que inverter essa relação. Nós somos a base, o alicerce! – enfatizou.

Defendeu a união de todas as câmaras municipais “para mostrar a força que nós temos!” Informou que são 1.687 vereadores no RN. “Isso é um exército! São 24 deputados estaduais e oito deputados federais. Como é que eles têm mais força que nós? É matemática, amigos! Nós temos que acabar com essa submissão de achar que o vereador é o para-choque do para-choque. Nós temos que mostrar que o vereador é o mais forte na política! E eu tenho o maior orgulho de dizer isso! E quero crer que cada um de nós seja o porta-voz de nós mesmos! Vamos fazer do RN uma caixa de ressonância que irá reverberar lá fora. Mas a força política será invertida! A força será o vereador”, falou, entusiasmado Raniere Barbosa.

Em seguida, os vereadores Dadaia Ribeiro, Zeca Cunha, Edma Maia, Antônio França e Socorro Nogueira elogiaram a iniciativa de Raniere em lutar pela união de todos os parlamentares municipais do RN.aADSC00364