Na tarde desta quinta-feira (18/11), realizou-se no Pax Club o ato solene em comemoração ao dia da Consciência Negra, tendo como propositora a Vereadora Erika Emídio.

O dia da Consciência Negra data esta (20/11) marcada pela morte de Zumbi dos Palmares, considerado símbolo da resistência contra a escravidão.

Em nosso município temos como referência a comunidade de Capoeiras, considerada a maior comunidade Quilombola do Estado do RN, localizada na zona rural de Macaíba.

Desta forma, vale ressaltar que vivemos em uma constante luta contra a descriminação racial, desigualdade social em prol da valorização e conscientização dos mesmos. Sabemos que ainda existem preconceitos no âmbito social, segmentos religiosos de matrizes culturais africanas, pois respeito e caráter não tem cor nem religião, pois nossa Macaíba é uma terra rica de diversidade cultura e precisamos valoriza-los, oportunizando a todos a contribuição de um novo olhar.

Essa foi uma linda homenagem que contou com apresentações de maculelê, capoeira, carimbó, percussão, dança do pau furado, exposição fotográfica e apresentações de intelectuais negras sobre a história de luta e resistência do povo negro.

Com informações da assessoria da ver. Erika Emídio e do site Senadinho Macaíba